19 dezembro, 2013

Livros do Charlie!

Oi jujubas (:

Provavelmente vocês já ouviram falar sobre o livro As vantagens de ser invisível de Stephen Chbosky. 



As vantagens de ser invisível - que foi adaptado para os cinemas com Emma Watson, a Hermione de Harry Potter, e Logan Lerman, de Percy Jackson, no elenco - é o livro de estreia do roteirista Stephen Chbosky, o romance, que vendeu mais de 700 mil exemplares nos EUA desde o lançamento, está de volta ao topo do ranking do The New York Times impulsionado pela adaptação para a telona.Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe
e quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.



Em suas cartas, Charlie menciona seu professor de inglês que sempre lhe indica livros e o quanto ele se identifica com eles. E então, como toda boa leitora, fui procurar pelo nome de todos na internet. São antigos, sim, mas muitos inspiraram grandes autores a escreverem histórias que hoje são muito aclamadas.
Ainda não consegui lê-los (na verdade, estou no começo de Hamlet!), mas consegui a lista com todos eles e já estão na minha wishlist. Da só uma olhada!

1. A Separate Peace (Uma Ilha de Paz), de John Knowles.
2. On the Road (On the Road – Pé na Estrada), de Jack Kerouac.
3. This Side of Paradise (Este Lado do Paraíso), de F. Scott Fitzgerald.
4. The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio), de J. D. Salinger.
5. Naked Lunch (Almoço Nu), de William S. Burroughs.
6. Peter Pan, de J. M. Barrie.
7. Walden, de Henry David Thoreau.
8. Hamlet, de William Shakespeare.
9. The Great Gatsby (O Grande Gatsby), de F. Scott Fitzgerald.
10. The Stranger (O Estrangeiro), de Albert Camus.
11. The Fountainhead (A Nascente), de Ayn Rand.
12. To Kill a Mockingbird (O Sol é para Todos), de Harper Lee.


E você, já leu algum desses? O que achou?

Espero que tenham gostado.
Beijos, beijos! Ana Carolina (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário