04 novembro, 2013

Resenha: Easy - Tammara Webber

Oi jujubas (:

Admito, a primeira coisa que eu reparei nesse livro foi a capa. Não é algo muito certo, mas eu fiz. E a primeira impressão que eu tive foi de uma garota sonsa e um garoto com o cabelo ensebado que não está afim de beijá-la. Então, eu fui para a sinopse e a coisa já começou a melhorar, mas de qualquer forma, eu achei um pouco bagunçada. Só quando comecei a ler que fui entender mesmo sobre o que se tratava.

 Crédito da foto: Mariana Dal Chico

Esse livro segue o estilo young adult (assim como Belo desastre que, diga-se de passagem, é maravilhoso!) e vem crescendo cada vez mais no meio da leitura.
Essa expressão significa Jovem adulto e também pode estar expressa como YA. É uma leitura direcionada, não necessariamente, a pessoas entre 14 e 21 anos. Separa-se de Literatura infanto juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas.

Agora voltando ao livro. Quando comecei a ler, a primeira coisa que pensei foi 'Que menina burra', já que é ela quem narra a história e conseguimos entender bem o que ela quer transmitir. E, pra dizer a verdade, continuei pensando assim até depois do fim. Jacqueline é uma adolescente que vai para a faculdade para seguir o namorado e então leva um fora. E ela percebe então que está em uma faculdade que não gostaria de estar, cursando algo que não é o que quer, e sem o namorado. Então, em meio a uma reviravolta, ela conhece Lucas. Um garoto que está no lugar certo e na hora certa sempre. Ele vira um amigo, passa a ser algo mais (estou me controlando para não deixar escapar um spoiler rs) e então passam a dividir seus problemas. Ambos têm. E dividir pode ser difícil, mas eles tentarão. 

Admito que no começo achei que o livro era um tipo de ficção porque Lucas estava em todo lugar, fazendo todo tipo de coisa. Ele é como um faz tudo, literalmente. Mas depois eu descobri que não, ele é só um garoto normal com problemas e responsabilidades. Jacqueline é uma personagem chata, na minha opinião. Mas o livro é bom apesar disso. Lucas é um amor que esconde por baixo da aparência rebelde um garoto bom e dedicado aos estudos.

Esse livro também passa uma mensagem boa as meninas que foram vitimas de estupro. Tammara fala com suavidade, como se estivesse conversando diretamente com essas garotas e mulheres que foram vitimas de namorados, 'amigos' os desconhecidos. Muitas vezes ouvimos que a vítima provocou porque estava bêbada ou com uma roupa justa em uma festa cheia de garotos também bêbados. Que não deveria levar além as acusações porque não é mais virgem e isso não é nada demais mais. Ela mostra que não. Estupro é estupro e mesmo sendo um assunto delicado, ela o aborda muito bem. Easy me deixou tensa várias vezes e, ao mesmo tempo, a história destaca por meio de frases soltas uma visão de apoio muito positiva. O recado é óbvio: A culpa nunca é da vítima e seu agressor nunca deve sair impune.
O livro mostra que as pessoas são mais do que a aparência mostra, seja por uma visão positiva ou negativa. Ah, e me deu várias dicas de sobrevivência rs. Eu indico e tenho certeza de que se leram Belo desastre e aprovaram vão se identificar com Easy. E se preparem: Uma vez começada a leitura, você terá muita sorte se conseguir interrompê-la.

Algumas frases...

“Há coisas que você não sabe sobre mim. Eu prometi a mim mesmo que não mentiria para você novamente, mas não estou pronto para dizer tudo. Eu não sei se posso. Sinto muito!”

“Amor não é a ausência de lógica, mas a lógica examinada e recalculada, aquecida e curvada para caber dentro dos contornos do coração.”

Ficha técnica

Título: Easy
Autor: Tammara Webber
País: EUA
Gêneros: Drama, Romance, Young Adult 
Editora: Verus 
Data de publicação: 2013 
Páginas: 305

Minha avaliação: ★★★★★

E vocês, já leram? Gostaram?
Beijos, beijos! Ana Carolina (:

2 comentários:

  1. Que resenha legal! Tenho que confessar que essa capa de Easy sempre me chamou a atenção também! Mas foi a primeira vez que li uma resenha e nem sabia que abordava o tema do estupro. Com certeza é legal levar para literatura temas assim, que tanto ocorrem e muitas vezes as pessoas nem dão atenção. Acredito que estupros em festas, como você disse, acabam ficando por isso mesmo.

    Fiquei com vontade de ler sim. Faz tempo que não leio nada parecido.

    Estou seguindo o blog, se puder segue o meu!
    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Te indiquei no meu blog na tag: Blog Versátil. Agora você deverá fazer o mesmo com o seu blog, e não se esqueça do selo! Já estou seguindo o blog, segue de volta? Beijos :* Link da publicação: http://lincompreendidos.blogspot.com.br/2013/11/tag-blog-versatil_8.html

    ResponderExcluir