08 maio, 2014

Resenha: A seleção - Kiera Cass

Oi jujubas (:

Para começar, tenho certeza de que você já leu aquela frase 'Nunca julgue um livro pela capa'. É uma generalização muito boa, mas todos sabemos como é bom encontrar um livro de ótima qualidade e com uma capa incrível. E então, eu achei e vim dividir essa felicidade com vocês!



Descobri o livro A seleção pelo site da saraiva (que já me indicou vários livros, na verdade) e assim que li a sinopse fiquei apaixonada e decidi comprar, primeiro o volume 1 para ver se iria gostar e assim que terminei, me arrependi por não ter comprado os dois de uma só vez! 

Em um futuro que os Estados Unidos se torna Estado Americano da China, as pessoas de Illéa são divididas por castas que vão de 1 a 8, sendo 1 a realeza e 8 os mendigos. O livro conta a história de America Singer, uma adolescente de casta 5 diferente das demais. Para todas as outras meninas, estar entre umas das 35 selecionadas é uma oportunidade única, casar com um príncipe (literalmente!), e sair da pobreza para ter a melhor vida possível. Mas não para America. Estar lá significaria deixar Aspen, o rapaz que esta uma casta abaixo da sua mas que ama e a ama também, o rapaz que esta em seus planos futuros, deixar sua família, assumir uma coroa indesejada, ficar em um castelo constantemente atacado por rebeldes e isso não esta em cogitação.

Mas após ser escolhida como unica de seu distrito, ela conhece o príncipe Maxon. Bondoso, gentil, legal, engraçado e lindo. America passa a refletir aos poucos e percebe que ele não é nada do que pensou, nada do que dizem, na verdade. Eles começam a se aproximar e então formam uma aliança. Maxon precisa encontrar uma esposa e America deseja ficar lá por mais um tempo para dar uma melhor condição a sua família e então eles 'entram em acordo'. Mas o futuro é imprevisível e quando o príncipe começa a mostrar seus sentimentos, America se dá conta que pensa em como sua vida seria em uma realidade que ela nunca ousara imaginar para si.

Eu confesso que sou fã de livros com princesas, fadas, vampiros e afins então quando descobri esse livro e li a sinopse fiquei maravilhada. Quando o li ainda não era tão conhecido então existiam poucas resenhas sobre ele, mas arrisquei e não me arrependi. Eu vários momentos eu dei risada. A relação da America e do príncipe Maxon flui de uma forma tão gostosa que é impossível não se apegar aos dois (sou Team Maxon, confesso!). Não consegui me apegar muito ao Aspen porque, mesmo no livro dizendo que a relação deles já vem de tempos, foram poucas paginas que narraram o romance dos dois e as que fizeram, me deixaram com um pouquinho de raiva. 
America vai para o castelo triste devido a uma cena presenciada no dia do chamado e então Maxon aparece para de alguma forma alegrar as coisas. Muitos boatos o rondam, mas ele se mostra o contrário logo no primeiro momento. Doce, atencioso, e divertido ele não é nada do que julgam. E acho que não posso contar mais nada senão vou dar alguns spoilers.

Li esse livro todo em praticamente um dia. Eu me apeguei a muitos personagens também, dentre eles a irmã de America, May, a companheira de seleção Marlee e a criada Lucy que me encantou. 

Há muitas pessoas que comparam o livro à trilogia Jogos vorazes. O tema é completamente oposto, mas há alguns poucos pontos em comum. Como a divisão de estados, o triangulo amoroso, e a irmã que ambas tem, mas essas foram as únicas coisa que consegui encontrar. A autora mesma disse que a intenção ao escrever esse livro não foi criar uma distopia, então, nada de comparação. Os dois livros são maravilhosos e especias de sua forma. 

Esse livro é o primeiro e faz parte da trilogia A seleção que conta, ainda, com A elite e A escolha (que lançou dia 06! Logo logo eu posto a resenha!) ambos pela editora Companhia das letras, selo Seguinte. Ainda tem um outro livro, Contos da Seleção, onde é narrado pelo ponto de vista de Maxon, Aspen, e tem um pouco sobre o que esperar em A escolha, fora outras curiosidades super legais.

Algumas frases...

"Acho que não há nada que você possa fazer que eu não possa perdoar." 

"Não queria ser da realeza. Não queria ser Um. Não queria nem tentar." 

"[...] Por acaso eu era a única pessoa a ver meus defeitos? Não era refinada. Não sabia ser mandona nem superorganizada. Na verdade eu era egoísta e geniosa, e não gostava de aparecer na frente dos outros. Não era corajosa, e esse emprego exigia coragem. Sim, emprego: não se tratava só de um casamento, mas de um cargo." 

Ficha técnica

Título: A seleção
Autor: Kiera Cass
País: EUA
Gênero(s): Romance
Editora: Seguinte
Data de publicação: 2012
Páginas: 367

Minha avaliação: ★★★★★


E quanto a você, já leu o livro? O que achou? 

Espero que tenham gostado.
Beijos, beijos! Ana Carolina (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário