Oi jujubas (:
Não sei se sou a única, mas ultimamente ouvi muito a palavra distopia. Jogos vorazes é uma distopia, Divergente é uma distopia. Eu não entendia nada então resolvi procurar sobre. Vamos descobrir parte a parte?
O que é uma distopia?
"Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa". As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, "caem as cortinas", e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações." - Wikipédia
Tipos de distopia:
➜ Distopia Totalitária: Refere-se a uma sociedade que é totalmente controlada pelo seu governo através de ideologias.
➜ Distopia Cyberpunk: É, geralmente, uma versão exagerada de nossa própria sociedade.
➜ Distopia Off-World: Visa cobrir todas as distopias localizas num espaço exterior.
➜ Distopia Apocalíptica: O foco principal pode ser político, no entanto, histórias apocalípticas podem expor a psicologia obscura do homem.
➜ Distopia Pós-Apocalíptica: A causa é a guerra nuclear, o colapso ambiental ou epidemias mortais.
➜ Distopia Alienígena: A Terra foi ocupada ou infiltrada por outra espécie de algum sistema solar distante.
➜ Distopia pseudo-utopia: A classe dominante é uma elite intelectual com poder absoluto e os dissidentes são ameaçados com desdém ou, até mesmo, crueldade.
➜ Distopia de Viagem no Tempo: Nestas histórias, as trevas estão esperando: guerra nuclear, inteligência artificial, colapso ambiental, pragas, etc.
Para explicar melhor temos as próprias histórias. Tanto Jogos vorazes quanto Divergente (distopias pseudo-utopias) e vários outros livros nos mostram esse tipo de 'realidade paralela'.
Mas esses dois livros, conhecidos, não são os únicos desse gênero! Se você gosta desse estilo de livro, confere só a lista que eu preparei. Se não gosta, de uma chance e confira mesmo assim haha.
Reiniciados, de Teri Terry
As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?
Estilhaça-me, de Tahereh Mafi

O Motivo, de Patrick Ness
Todd Hewitt é um garoto de doze anos, o último menino de Prentisstown, uma cidade de homens. Ele vive em um mundo cheio de "ruído" em que os pensamentos privados de todo homem e animal são audíveis. Em um mês ele estará com treze anos e será um homem. Mas a cidade está mantendo segredos para ele, segredos que vão forçá-lo a fugir do prefeito e dos homens de Prentisstown junto com seu cachorro e a primeira garota que ele já conheceu. A cada página, o leitor ficará cada vez mais ligado a Todd e Viola, com sua história de amizade, e sentirá afeição genuína por Manchee, cão e ajudante de Todd, cujo comportamento é hilário e comovente. Na sua essência, é uma história sobre um garoto forçado a crescer rapidamente em um mundo de ruínas em loucura e armado apenas com sua convicção de fazer a coisa certa para ajudá-lo a sobreviver. Todd vive em um mundo onde um germe matou todas as mulheres, um germe que deixou os homens loucos, o germe que significou o fim dos spackles quando a loucura dos homens colocou as mãos numa arma.
Gênesis, de Bernard Beckett
Na ocasião em que a Terra foi arrasada pela Peste, os sobreviventes reuniram-se em uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Seu nome é Adam Forde. Ele muda para sempre o curso da História. Anaximandra, uma jovem de 14 anos, estudou a fundo esses dados históricos. Numa sala com pouca luz ela está sentada diante de três Examinadores para uma exaustiva prova de quatro horas. Adam Forde, seu herói, morto há bastante tempo, é o tema do exame. Se aprovada, ela será admitida na Academia – a instituição de elite que governa aquela sociedade utópica. Anax, porém, está prestes a descobrir que nem tudo consta dos registros acadêmicos. Há fatos, imagens, arquivos a que nem todos têm acesso. Antes que a avaliação termine, virão à tona o obscuro segredo da Academia e a realidade assustadora daquele admirável mundo novo.
O concorrente, de Stephen King
Neste thriler, King se dá ao luxo de misturar ficção em sua história. No ano de 2025 de Bachman a TV domina as casas e drogas são vendidas em máquinas automáticas, o ar puro é para poucos que conseguem pagar, então Ben Richard embarca numa louca disputa via telinha para salvar sua filha, um jogo macabro onde ninguém sai vivo.
Starters, de Lissa Price

Gone: O mundo termina aqui, de Michael Grant
Em um piscar de olhos, todos com mais de 14 anos desaparecem. Restam adolescentes. Pré-adolescentes. Crianças. Nenhum adulto. Nenhum professor, policial, médico ou responsável. Linhas de telefone, redes de televisão e a internet param de funcionar. Não há como pedir ajuda. A fome é intimidante e a violência começa. Os animais parecem estar se transformando, e uma criatura sinistra está à espreita. Os próprios adolescentes estão ficando diferentes, desenvolvendo novos talentos: poderes inimagináveis, perigosos e mortais, que crescem dia após dia. É um mundo novo e assustador. É preciso escolher um lado — e a guerra é inevitável.
Caminhos de sangue, de Moira Young

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

Espero que tenham gostado.
Beijos, beijos! Ana Carolina (:
Nenhum comentário:
Postar um comentário