13 maio, 2014

Origem da Cornucópia

Oi jujubas (:

Quem já leu os livros da trilogia Jogos Vorazes sabe que Cornucópia é o lugar onde os tributos recolhem seus armamentos e surprimentos para tentar sobreviver a arena, até o fim, onde só um sairá vencedor.

Mas e esse nome? Cornucópia? Será que Suzanne simplesmente inventou uma palavra qualquer para representar esse lugar, sem um significado específico?
Pesquisando eu encontrei o significado dessa palavra e a relação que ela tem com a arena.

A Cornucópia tem origem grega e é um símbolo representativo de fertilidade, riqueza e abundância, na mitologia greco-romana representada por um vaso em forma de chifre, com uma abundância de frutas e flores se espalhando dele. 


O formato de chifre simbolizava a masculinidade e o interior, repleto de alimentos, o utero de uma deusa cheio de alimentos para o sagrado feminino. Hoje, simboliza a agricultura e o comércio, além de compor o símbolo das ciências econômicas, porém está sendo esquecida por seu estilo rebuscado e antigo.

No livros a Cornucópia também tem o formato de chifre e por estar repleta de suprimentos de sobrevivencia podemos perceber que Suzanne pensou em cada detalhe e não tirou essa palavra do vento haha.


Pois é, essa Cornucópia... na verdade, em nenhum dos filmes elas têm cara de Cornucópia, mas relevemos.

E você, já sabia disso?

Espero que tenham gostado.
Beijos, beijos! Ana Carolina (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário